Como fazer relatório de segurança do trabalho + modelo

Um relatório de segurança do trabalho é essencial para proteger seus funcionários e evitar danos à reputação da empresa. Veja sua importância e como fazer!

Todas as empresas estão sujeitas a acidentes durante o expediente, mas um relatório de segurança do trabalho ajuda a corrigir e evitar esses problemas. Esse tipo de documento permite a detecção de falhas de segurança e abre espaço para possíveis medidas corretivas.

O governo brasileiro segue normas internacionais para garantir a saúde e segurança no trabalho. Por isso, seu relatório deve levar essas diretrizes em consideração. Saiba a importância de um relatório de segurança do trabalho e veja como fazer.

Veja também: Checklist digital de segurança do trabalho

O que é relatório de segurança do trabalho

De acordo com a ISO (Organização Internacional de Normalização) 45001, a empresa é responsável pela segurança de seus colaboradores durante a realização do serviço. Por isso, cabe a ela usar um sistema de gestão para alcançar uma política de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Isso significa que a organização deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro, prevenindo acidentes e doenças relacionadas à execução do serviço.

Para isso, é necessário relatar as necessidades da empresa, suas possíveis falhas de segurança e citar medidas de correção para que esses riscos ocupacionais não se transformem em acidentes.

O relatório pode ser usado para monitorar riscos em potencial, ou ainda para identificação de medidas corretivas em casos de acidentes já ocorridos.

Relatório de segurança do trabalho em formato de checklist digital para usar no sistema do Produttivo

O que deve conter em um relatório de segurança do trabalho? 

Veja abaixo alguns pontos importantes para você estruturar seu relatório de segurança

O que pode causar acidentes

Aqui entram possíveis defeitos de maquinário, falhas humanas e outras não conformidades que levem ao acidente. Por exemplo:

  • Quedas de nível;
  • Exposição a produtos químicos por inalação ou contato;
  • Exposição a faíscas, calor e explosão.

Os possíveis riscos e seus causadores vão depender do ramo de atuação de cada empresa. Seja minucioso(a) nessa listagem e não hesite em pedir a opinião dos técnicos. São eles que estão ali no dia a dia e vão te ajudar a identificar o que precisa melhorar.

O que causou o acidente

Caso seu relatório seja uma avaliação das condições de trabalho após o ocorrido, a abordagem é um pouco diferente. Você precisa identificar:

  • O agente causador do acidente;
  • O que poderia ter sido feito para evitar o acidente;
  • O que deve ser feito para evitar a reincidência.

Por exemplo: se um trabalhador sofreu uma queda de nível porque não usava o cinturão de segurança, vai ser necessário reforçar o uso de EPIs

Agora, se a falha foi do cinturão, você precisará avaliar o estado de conservação dos equipamentos, sua validade, se o modo de uso está correto, e possivelmente substituir os itens por versões mais novas ou resistentes.

Como evitar esses acidentes

Tendo listado todas as falhas passíveis de causar acidentes, agora é hora de identificar como impedir que eles ocorram. Isso pode incluir:

  • Treinamento de segurança para os funcionários;
  • Aquisição ou substituição de EPIs e EPCs;
  • Reavaliação da infraestrutura;
  • Manutenção do maquinário;
  • Alteração nas condições de trabalho;
  • Correção de processos.

Ao detectar possíveis falhas antes mesmo que elas aconteçam, você consegue instaurar medidas de prevenção e até minimizar o impacto do acidente, caso ele seja inevitável.

Veja também: O que é PGR? – Programa de Gerenciamento de Risco?

Benefícios do relatório de segurança do trabalho

Ao usar o relatório de segurança do trabalho para registrar suas operações, a empresa pode monitorar os riscos e criar métricas de segurança para garantir a integridade dos colaboradores.

Considere como ‘risco’ tudo que pode causar danos à saúde dos trabalhadores: de cortes superficiais a contaminação por metais pesados. Esses riscos podem resultar em:

  • Queda da produtividade;
  • Afastamento por problema de saúde;
  • Aposentadoria por invalidez.

Caso haja omissão da empresa, esta ainda pode responder judicialmente, sendo muitas vezes responsabilizada a indenizar o funcionário.

Por exemplo: em 2018, um funcionário de lanchonete teve parte da mão esmagada ao retirar um alimento de uma máquina, resultando em amputação. A empresa foi condenada a pagar R$600 mil por danos morais, estéticos e materiais.

Em alguns casos, a empresa pode ter seu trabalho suspenso e até ser processada criminalmente, podendo levar à prisão da pessoa responsável.

Por isso, a elaboração do relatório permite prever e remediar os acidentes, evitando toda a dor de cabeça que os riscos trazem. O relatório ainda pode ser usado como defesa legal quando a responsabilidade pelo acidente for do indivíduo que descumpriu as medidas de segurança avaliadas na inspeção.

Mesmo que sua empresa não chegue a extremos tão graves, o documento é uma ferramenta para garantir o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho e a qualidade do seu serviço. Além disso, ainda que o acidente não tenha vítimas, ele pode levar a danos materiais, prejuízo financeiro e atraso na conclusão do serviço.

Relatório de segurança do trabalho em formato de checklist digital para usar no sistema do Produttivo

Como fazer um relatório de segurança do trabalho

Seu relatório deve levar em consideração os pontos citados acima, mas também as particularidades da sua empresa. Você pode criar seu documento como preferir, porém é interessante que inclua algumas informações padrão:

  • Nome da empresa e CNPJ;
  • Setor inspecionado;
  • Data da inspeção;
  • Avaliação da estrutura e condições de trabalho;
  • Irregularidades encontradas;
  • Riscos ocupacionais encontrados;
  • Medidas corretivas a serem adotadas;
  • Nome e assinatura do responsável pela auditoria.

Certifique-se de que as informações estejam claras e completas, sem deixar margem para questionamentos ou confusão. Você pode usar esse mesmo modelo de relatório de segurança para casos de acidentes já ocorridos, avaliando o que causou a ocorrência e como impedir que aconteça novamente.

Não se esqueça que o relatório é um documento, muitas vezes com valor legal. Trate-o com a formalidade necessária.

Modelo de relatório de segurança do trabalho digital

Você pode usar o formato acima em papel, planilha ou documentos digitais, mas também é possível adaptá-lo ao formato digital. Usando sistemas como o Produttivo, você pode utilizar um relatório pronto e personalizar para as suas necessidades.

Nosso modelo de checklist de segurança do trabalho permite elaborar um relatóriocompleto, anexar registro fotográfico e armazenar seus registros em nuvem. Assim, você não precisa acumular pilhas de papel, e tanto técnicos quanto gestores têm acesso às informações em tempo real.

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Mais sobre acidentes de trabalho

Segundo a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, (Fundacentro), órgão governamental de Segurança e Medicina do Trabalho, entre 2006 e 2015, o Brasil registrou 33480 óbitos por acidentes de trabalho, sendo o quarto no ranking mundial.

Além do alto índice de mortes, o país também registra acidentes com consequências temporárias e permanentes para a saúde dos trabalhadores.

A Lei nº 8.213/91, em seu artigo 19, considera que “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho […], provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Ainda segundo o art. 19, “a empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança do trabalhador”. Também é seu dever informar aos trabalhadores sobre os riscos do serviço a ser realizado e dos produtos a serem manipulados. Assim, pode ser punida com multa caso deixe de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.

Ilustração com descritivo das funcionalidades para relatórios do sistema do Produttivo e imagens ilustrativas de relatórios personalizados

Tipos de acidentes de trabalho

A legislação brasileira considera acidente de trabalho qualquer ocorrência que exija atenção médica. Podem ocorrer tanto fora quanto dentro do local de trabalho, durante o expediente ou não. Isso inclui acidentes durante o trajeto de e para o trabalho.

Existem diferentes classificações para os acidentes de trabalho, vamos entender melhor o que é cada um:

  • Doenças profissionais e ocupacionais: causadas pelo exercício direto da atividade, normalmente de forma constante e repetitiva. É o caso da LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
  • Doença do trabalho: condição adquirida ao longo do tempo, desencadeada pelas condições do trabalho, como o ambiente, mas não à atividade em si. Alguns exemplos são doenças da visão ou da audição, que se desenvolveram pela exposição a sons altos ou luzes intensas;
  • Acidente de trabalho: ocorrência que cause a redução ou perda da capacidade do trabalho, incluindo morte. Considera-se que pode ser causado por:
    • Agressão;
    • Sabotagem;
    • Imprudência, negligência ou imperícia;
    • Causas de força maior (incêndio, inundação, entre outros).

São muitas as possibilidades de danos à saúde e segurança do trabalho, e a empresa é diretamente responsável por essas ocorrências. Por isso, busque prevenir e minimizar o impacto negativo das atividades aos trabalhadores.

Algumas medidas simples que você pode tomar para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são:

  • Ginástica laboral;
  • Uso de EPIs e EPCs;
  • Ambiente de trabalho salubre;
  • Jornada de trabalho saudável;
  • Inspeção de segurança do trabalho.

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