check list segurança do trabalho

Check list segurança do Trabalho: 5 Modelos para Download

O check list de segurança do trabalho é uma ferramenta indispensável para prevenir acidentes ocupacionais. Funciona como uma conferência de vários itens relacionados a normas, processos e procedimentos, para averiguar se estão em conformidade e não representam riscos. 

Além de conhecer seus objetivos, importância e aplicabilidade nas mais diversas áreas, você poderá baixar gratuitamente 5 modelos prontos para começar a otimizar a sua gestão de segurança do trabalho. 

Veja também: Check list de segurança do trabalho digital gerado em minutos

O que é check list segurança do trabalho

O check list de segurança do trabalho é um documento que contém perguntas básicas para verificar se um procedimento ou uma norma está sendo cumprida da forma correta. São várias questões objetivas que permitem a checagem através de respostas como “conforme” e “não conforme”, “sim” e “não”. 

Abaixo temos um exemplo de modelo que você encontra em nosso kit checklist com perguntas relacionadas à verificação das condições de um sistema contra incêndio

Assim, o check list pode ser utilizado para verificar:

  • Condições de equipamentos, máquinas, ferramentas;
  • Avaliar a execução de procedimentos;
  • Inspecionar condições dos ambientes de trabalho;
  • Averiguação das condutas de acordo com as políticas da empresa;

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Check list segurança do Trabalho para baixar gratuitamente

O principal objetivo do check list de segurança do trabalho é garantir que os principais parâmetros de segurança sejam cumpridos, através da aderência às exigências das normas técnicas e da legislação vigente. 

Por meio dessas checagens periódicas, os riscos podem ser rapidamente identificados e corrigidos, evitando acidentes ocupacionais. 

Assim, é fundamental que o checklist seja elaborado por profissionais especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho. 

Veja também: modelos digitais de check list de segurança do trabalho 

Importância do check list segurança do trabalho

O checklist de segurança do trabalho é de extrema importância não só para preservar a saúde dos trabalhadores e garantir segurança em suas execuções, mas também para que a empresa possa comprovar o cumprimento das leis e otimizar seus resultados, melhorando procedimentos, antecipando problemas e pensando em boas soluções. 

Além disso o checklist de segurança do trabalho é importante porque: 

  • Evita falhas relacionadas ao esquecimento do uso de EPI;
  • Contribui para melhorar a organização de processos;
  • Aumenta a produtividade na medida em que elimina riscos e desafios;
  • Acompanha o trabalho em campo;
  • Guia as inspeções dos técnicos. 

Leia também: Como fazer um relatório de segurança do trabalho + Modelo digital!

Quais são as vantagens de utilizar checklists?

Com um checklist de segurança do trabalho bem estruturado é possível alcançar bons resultados que ultrapassam a área de segurança da empresa e colaboram para que as companhias cresçam de forma geral, melhorem a qualidade de seus produtos e serviços e se destaquem no mercado.

Abaixo separamos algumas das muitas vantagens em fazer uso desse documento de checagem: 

Melhora a eficiência de processos 

Ao adotar um check list de segurança do trabalho a empresa colabora para que todos os processos estejam organizados e alinhados com a equipe, que sabe exatamente o que precisa fazer em cada situação.

Além disso, o checklist oferece uma visão geral de todas as etapas de trabalho, contribuindo para direcionar os profissionais no desenvolvimento de suas tarefas de forma mais ágil e assertiva, diminuindo tempo de execução, aumentando a produtividade e alcançando excelência operacional.

Aumenta a qualidade de serviços e produtos 

Como já vimos, a partir das verificações do checklist de segurança do trabalho é possível comprovar a conformidade e aderência de processos a normas técnicas, o que contribui para a padronização dos trabalhos que, por sua vez, influencia diretamente a qualidade de produtos e serviços. 

Afinal, ao ter a certeza de que o ambiente de trabalho, as ferramentas utilizadas e os equipamentos estão em boas condições, as entregas terão um resultado melhor, sem riscos, falhas, erros ou necessidade de retrabalhos. 

Aumenta a segurança do trabalho

A garantia da segurança dos trabalhadores é o principal objetivo da execução de um check list de segurança do trabalho, por isso essa é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens do uso desse tipo de documentação. 

Para além da segurança do trabalhador, que sabe que todos os processos estão obedecendo às diretrizes e sua saúde está sendo preservada, o checklist contribui para a segurança de pessoas que possam estar ao redor do local de trabalho e do próprio ambiente. 

Um exemplo são os checklists relacionados ao canteiro de obras, que devem responder à NR 18 em uma série de parâmetros que ditam as regras de segurança tanto para os colaboradores que trabalham na obra, quanto para a segurança do entorno do local. 

Além disso, a empresa também fica segura quanto ao cumprimento das legislações, evitando multas, despesas trabalhistas e danos à sua reputação.  

Contribui para uma análise de dados assertiva 

O check list de segurança do trabalho serve como um verdadeiro banco de dados, em que é possível, por exemplo, identificar as irregularidades mais recorrentes e, a partir disso, traçar planos de ação para a resolução desses problemas. 

Esse tipo de informação faz com que as análises se tornem mais precisas e as ações mais assertivas. Tendo como um exemplo um checklist de equipamentos, podemos obter dados como a negligências de manutenções e média de vida útil dos equipamentos. 

Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

Qual norma fala sobre check list segurança do trabalho?

A NR 1 Disposições Gerais é a norma que regulamenta a produção de checklists de segurança do trabalho. Ela é uma das poucas normas que vale para todos os segmentos. 

Segundo a NR 1, cabe ao empregador:

  • Elaborar ordens de serviços sobre higienização e segurança no trabalho;
  • Informar os trabalhadores sobre os riscos profissionais que possam surgir nos locais de trabalho;
  • Informar os trabalhadores sobre os meios para prevenir e limitar os riscos;
  • Deixar claro as medidas tomadas pela empresa para prevenção e redução de riscos.

Leia também: O que é PGR? – Programa de Gerenciamento de Risco?

check lists de segurança do trabalho pra baixar

Checklist de conformidade

O checklist de conformidade é usado para verificar se um equipamento ou processo está de acordo com algum padrão. 

Um exemplo pode ser um checklist utilizado para verificar se as instalações de um canteiro de obra estão de acordo com a NR 18. Uma das perguntas pode ser:“Os alojamentos têm uma área de ventilação de no mínimo 1/10 (um décimo) da área do piso?” E as respostas podem ser “conforme”, ou “não conforme”. 

Ainda há a possibilidade de uma terceira resposta que é “não se aplica” ou (N/A). No nosso exemplo do canteiro de obras os trabalhadores podem não ficar alojados, neste caso a questão acima e todas as outras relacionadas ao alojamento poderiam ser respondidas como não se aplica. 

Abaixo temos um exemplo de checklist de conformidade de combate a incêndio para ilustrar melhor: 

Teste o modelo digital de checklist de combate a incêndio de forma gratuita

Checklist de afirmação

Para o checklist de afirmação as possibilidades de respostas são “sim” e “não” ou “positivo” e “negativo”. Elas buscam responder uma pergunta objetiva que deseja identificar se um determinado procedimento está acontecendo. 

Como um exemplo temos a pergunta “O protetor auricular está sendo utilizado?” Ao passo que a resposta deve ser “sim” ou “não”.  

Abaixo temos um exemplo de checklist de segurança do trabalho que contém uma seção de afirmação e outra de conformidade, para que você possa entender melhor a diferença: 

Teste o modelo digital de checklist segurança do trabalho de forma gratuita 

Checklist de ferramentas e equipamentos

Os checklists de ferramentas e equipamentos são utilizados para averiguar as condições de uso desses materiais, identificar o cumprimento de cronogramas de manutenção, averiguar a armazenagem e verificar se eles estão funcionando corretamente. 

Esse checklist pode ser realizado sempre que os equipamentos forem utilizados ou a cada troca de turno. Seu objetivo é assegurar que eles estão prontos para serem usados e que não representam riscos aos trabalhadores. 

No checklist você pode abordar questões como:

  • As ferramentas apresentam falhas?
  • As ferramentas apresentam sinais de danos?
  • As ferramentas elétricas contém indicação de voltagem? 
  • As máquinas garantem movimentações seguras e rápidas?
  • Os equipamentos que oferecem risco de ruptura possuem proteções?

Caso seja identificado que algum equipamento está danificado ou representa risco, ele deve ser encaminhado imediatamente para troca ou reparo. 

exemplo de checklist ferramentas e equipamentos

Checklist de EPI

O check list de EPI é utilizado sempre que os equipamentos são utilizados, para garantir que nenhum item foi esquecido e que eles estão em boas condições, sem qualquer avaria que prejudique seu uso. 

Por isso, é importante que sejam verificados a conservação de:  

  • protetores auriculares;
  • capacetes de segurança;
  • aventais;
  • botas de segurança;
  • luvas de proteção;
  • óculos de segurança;
  • máscara de proteção respiratória.

Caso existam materiais furados, rasgados, rachados ou sem a certificação de aprovação, eles devem ser descartados e substituídos. 

Kit EPI checklist segurança do trabalho para baixar

Checklist de procedimentos

Os checklists de procedimentos servem para averiguar a execução dos procedimentos operacionais padrões da companhia. Assim, as questões reúnem perguntas sobre as etapas e passo a passo adotados durante um processo. 

Por exemplo: encomenda de um produto, agendamento de entrega, conferência dos itens recebidos e assinatura de recebimento. 

Ao mapear como uma atividade está sendo desenvolvida é possível identificar falhas de processos e corrigi-las através de planos de ação. 

Checklist de maquinário

Este checklist busca garantir o pleno funcionamento das máquinas e sua disponibilidade, sem causar riscos aos operadores e entregando a sua máxima eficiência de produção.

É um recurso fundamental porque além de evitar acidentes de trabalho, evita paradas inesperadas, perda de tempo e de receita. 

Para a checagem você pode abordar pontos como: 

  • Existência de riscos mecânicos;
  • Existência de riscos elétricos;
  • Periodicidade de manutenções;
  • Treinamento dos operadores; 
  • Abastecimento dos motores;
  • Condições de iluminação;
  • Funcionamento do motor; 
  • Funcionamento dos freios; 
  • Funcionamento dos botões de emergência; 
  • Conformidade das especificações técnicas vindas de fábrica. 

Checklist Áreas Administrativas

Para garantir a segurança das áreas administrativas esse tipo de checklist assegura a conformidade do espaço de trabalho. Para verificar a adequação, o documento pode conter as seguintes questões:

  • Sistema elétrico adequado a NR 10;
  • Existência de kit de primeiros socorros;
  • Treinamento dos colaboradores para utilização do kit de primeiros socorros e uso dos extintores;
  • Condição dos extintores; 
  • Existência de avisos de segurança;
  • Disponibilidade de números de emergência; 
  • Cumprimento do PMOC;
  • Existência de procedimentos para evacuação de emergência. 

Abaixo separamos um exemplo de modelo de checklist de extintor de incêndio para verificação das áreas administrativas: 

Teste grátis o modelo digital de check list de extintores de incêndio

Checklist Segurança para Laboratórios

O checklist de segurança para laboratórios visa checar as condições de operações e o cumprimento das normas técnicas, baseado em questões como:

  • Uso de EPI (condição dos EPIs e existência de espaços de armazenamento);
  • Existência de EPC (existência de um sistema de exaustão geral, sinalização de segurança);
  • Higiene química (existência de um gerenciamento de resíduos, se há consumo de alimentos e bebidas no laboratório);
  • Segurança química (inventários de produtos químicos, fácil disposição das FISPQ); 
  • Máquinas e equipamentos (cumprimento dos cronogramas de manutenções, existência de manual dos equipamentos, realização do PMOC nos ares-condicionados
  • Riscos elétricos: (existência de instalações elétricas inadequadas, quadro elétrico obstruído, identificação de voltagem nas tomadas);
  • Gestão da segurança (existência de um manual de biossegurança, regras de segurança, POP de atividades com equipamentos);
  • Condições de segurança do ambiente de trabalho (buracos e aberturas no piso, trincas na parede, condição da laje);
  • Situações de emergência (existência de veículos à disposição em casos de emergência, abertura das portas para dentro, iluminação à prova de explosão);
  • Condições de conforto no ambiente de trabalho (condição dos sanitários, uso de toalhas coletivas, fornecimento de água potável);
  • Riscos biológicos (realização de atividades com vetores de riscos, separação de resíduos infectantes, procedimentos de gestão de risco) 

Veja outros pontos que podem ser usados no check list de segurança para laboratórios: 

Checklist Segurança nas UEPE’s

Os checklists de gestão de estoque são utilizados para garantir um armazenamento de produtos seguro e eficiente, sem representar riscos para quem os manipula ou consome. 

Para isso pode incluir pontos de verificação como: 

  • Separação de produtos químicos pelo critério de incompatibilidade química;
  • Obediência às normas no tocante ao armazenamento de agrotóxicos; 
  • Identificação dos produtos nos respectivos recipientes;
  • Existência de chuveiro de emergência e lava olhos;
  • Averiguação sobre alimentação no setor;
  • Conservação das áreas de vivência.
exemplo de checklist UEPES

Checklist Armazenamento de Materiais

O armazenamento de materiais também pode ser acompanhado com base em um checklist de segurança do trabalho que garante principalmente que o transporte de produtos será seguro, através de verificações como:

  • Existência de um planejamento de segurança de serviço;
  • Uso de equipamentos auxiliares para a movimentação de cargas;
  • Inspeções regulares de equipamentos auxiliares de carga; 
  • Disposição de protetores para as mãos em carros manuais para transporte;
  • Movimentação de carga em pisos sem obstáculos; 
  • Existência de dificuldades para o trânsito ou iluminação pela forma pela qual a carga está disposta no ambiente. 
check list segurança do trabalho armazenamento de materiais

Checklist Hidrantes

Os hidrantes são os responsáveis por conter o fogo em casos de incêndio, por isso garantir que eles estão em boas condições de funcionamento é fundamental para prevenção de acidentes. 

Os check lists de segurança costumam incluir perguntas relacionadas a:

  • Existência de obstrução para uso; 
  • Existência de sinalização;
  • Existência de vazamentos de água; 
  • Conformidade dos registros;
  • Conformidade de caixas de mangueira e mangueira;  
  • Conformidade do sistema de bombas. 
Checklist de inspeção de Sistema de Combate a Incêndios digital para usar dentro do sistema do Produttivo

Checklist Chuveiro de Emergência e Lava Olhos

Os chuveiros de emergência e lava olhos são sistemas usados para prevenir acidentes ocasionados pela manipulação de produtos químicos que possam representar riscos à saúde de quem os manipula. Assim, é comum que as checagens incluam: 

  • Existência de ferrugens ou danos;
  • Fluxo de água acionado em 1 segundo;
  • Permanência das válvulas abertas sem a necessidade de ficar pressionando;
  • Esguicho do lava olhos protegido de contaminantes;
  • Vazão mínima do lava olhos de 1.5 1/minuto;
  • Funcionamento simultâneo de chuveiro e lava olhos.
check list chuveiro de emergência e lava olhos

Checklist Manutenções Preventivas em Autoclave

A autoclave é um equipamento de esterilização de materiais muito utilizado em ambientes hospitalares para acabar com as bactérias e diminuir os riscos de doenças e infecções. 

Caso não esteja operando de forma correta pode representar vários riscos, por esse motivo os checklists de manutenção deste equipamento costumam ser diários, semanais e mensais e cada um se preocupa em verificar uma situação:

Checklists diários:

  • Limpeza interna da caldeira; 
  • Limpeza do cesto e suporte;
  • Limpeza da guarnição da tampa; 

Checklists semanais:

  • Limpeza externa do gabinete; 
  • Limpeza da resistência elétrica;
  • Inspeção da válvula de alívio.

Checklists mensais:

  • Verificar o aterramento do equipamento;
  • Verificar e reapertar conexões hidráulicas;
  • Verificar e reapertar contatos elétricos e aterramento;
  • Verificar a guarnição da tampa e trocá-la caso necessários;
  • Verificar a válvula controladora de pressão.
exemplo de check list de manutenção preventiva de autoclave

Checklist Inspeção de Segurança em Autoclave

Além de um checklist voltado à manutenção das autoclaves para garantir o seu pleno funcionamento e limpeza, existe outro checklist destinado a inspecionar requisitos próprios da segurança da autoclave, como:  

  • Limpeza da parte interna;
  • Condições do cesto e suporte;
  • Funcionamento da chave seletora;
  • Funcionamento do manômetro;
  • Calibração anual dos instrumentos de controle;
  • Existência de bloqueio para o uso de pessoas não autorizadas. 
check list de segurança em autoclave

Checklist Esmeril

O esmeril é uma ferramenta utilizada por oficinas, serralherias e demais ramos de atuação para afiar ferramentas, arredondar pontas de peças, polir, dar acabamento entre outras funções. Para operar da melhor forma precisa estar em excelentes condições, e principalmente, não apresentar nenhum risco ao operador. 

Assim os checklists de verificação dessa ferramenta se preocupam em verificar as seguintes questões: 

  • Condições do plug;
  • Condições do cabo;
  • Condições do interruptor;
  • Condições do corpo da máquina;
  • Rebolo fixo;
  • Sinalização de riscos visíveis. 
exemplo de checklist de esmeril

Como fazer um check list de segurança do trabalho

Vamos te ensinar a criar um check list de segurança do trabalho em um passo a passo com todas as informações importantes: o que seu relatório deve conter, como planejar e qual modelo de documento escolher. 

1. Crie um planejamento

O planejamento é a base de qualquer atividade e para a construção de um checklist de segurança do trabalho não é diferente. Nessa fase é preciso pensar em todos os processos e condições de trabalho que podem ser avaliados. 

Preveja quais requisitos devem ser cumpridos e qual a periodicidade de realização do checklist. No caso do uso dos EPIs, por exemplo, o checklist deve ser aplicado sempre que algum colaborador estiver em atividade, ou seja, diariamente. Já outros sistemas pedem uma checagem semanal ou até mensal.

Não se esqueça de planejar a forma como os checklists serão documentados e arquivados e como serão as análises a partir dos dados coletados. Ao documentar tudo e criar um histórico de informações é possível encontrar as principais irregularidades, quais são as não conformidades que mais aparecem e, a partir disso, pensar em ações estratégicas corretivas. 

Preveja no planejamento a necessidade de treinamento de colaboradores e outras demandas que evitem surpresas na hora da aplicação do checklist. É preciso que quem irá responder tenha uma orientação e saiba como proceder em casos de não conformidades e e quais regras e normas devem respeitar. 

2. Consulte normas, requisitos e especificações técnicas

As normas regulamentadoras, requisitos e especificações técnicas são as principais responsáveis por nortear a criação do check list de segurança do trabalho. Afinal, é a partir delas que as perguntas de verificação são criadas. 

Não se esqueça de incluir como questões no checklist as recomendações de fábrica de equipamentos e máquinas, elas contribuem para que os materiais sejam utilizados da forma correta e ofereçam um melhor aproveitamento. 

Nessa fase se dedique a mapear cada um desses parâmetros, incluindo também os POPs de cada setor, atividade ou processo e demais normas e políticas da empresa, caso necessário. 

3. Escolha um modelo e monte o checklist

Anteriormente já apresentamos vários tipos de checklists de segurança do trabalho e exemplos de modelos que você pode adaptar para criar o seu próprio checklist. Por isso, nessa fase você irá escolher qual desses modelos é o mais aderente a sua necessidade. 

Tendo o modelo em mente e as diretrizes que irão guiar as questões do formulário, comece a montá-lo. Você sempre deve começar incluindo questões básicas como: 

  • Nome da empresa;
  • Data da inspeção;
  • Área/Setor/Processo que está sendo avaliado. 

A seguir inclua todos os requisitos que devem ser verificados. Para te ajudar a pensar em quais itens incluir, deixamos alguns exemplos de questões: 

  • Existência de sinalização de segurança; 
  • Condições e validade dos extintores
  • Estado de conservação, guarda e necessidade de manutenção dos EPIs;
  • Existência de treinamento admissional;
  • Condições de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias;
  • Funcionamento dos alarmes de incêndio; 
  • Existência de saídas de emergência;
  • Condições dos equipamentos de combate a incêndio; 
  • Cumprimento das normas do CIPA
Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

4. Mantenha o checklist atualizado

O check list de segurança do trabalho precisa ser revisto de tempos em tempos para garantir que os processos inspecionados não sofreram nenhuma alteração e o que o checklist estará sempre atualizado. 

Além disso, é muito comum que as normas regulamentadoras sejam modificadas, exigindo que mais itens estejam em conformidade e sigam determinados parâmetros. Uma exigência que as organizações devem começar a seguir e incluir em seus processos de inspeções, adequando portanto seus checklists. 

5 erros que você deve evitar ao montar seu check list segurança do trabalho

Se você não tiver um check list de segurança do trabalho bem estruturado e dentro das boas práticas, podem acontecer ruídos de comunicação entre a equipe, falta de padronização, ausência de informações importantes e até mesmo preenchimento incorreto.

Por isso, separamos aqui alguns erros que você deve evitar: 

1. Falta de DDS (Diálogo Diário de Segurança)

O DDS é uma conversa diária realizada entre gestores e funcionários com o objetivo de discutir, antes do início da jornada de trabalho, as medidas de segurança adotadas e os principais riscos enfrentados. 

Neste momento, é muito importante que o gestor ou responsável técnico ouça seu time, pergunte aos colaboradores como está a rotina de trabalho, quais as sugestões de melhorias e se o check list existente está realmente atingindo os resultados esperados.

O DDS é a melhor forma de tornar claro os procedimentos a serem seguidos e quais são as ações de proteção indicadas, além das boas práticas em segurança do trabalho.

Evite negligenciar esta etapa: a falha de comunicação pode gerar erros recorrentes que geram atrasos, má qualidade do produto ou serviço final e acidentes ocupacionais. Fique atento!

Para facilitara a organização e aplicação do DDS o Produttivo criou um material completo que vem com:

  • Cronograma de DDS em Excel;
  • Cronograma de DDS em Word;
  • Ficha para controle de presença;
  • Ebook com dinâmicas para aplicar no DDS;
  • Checklist de segurança do trabalho
  • Checklist de EPI.

Baixe o material gratuitamente aqui!

Kit Diálogo Diário de Segurança (DDS) pronto para baixar gratuitamente

2. Ausência de padronização

A falta de padronização dentro de um check list segurança do trabalho pode confundir o técnico, fazendo com que informações importantes sejam esquecidas ou perdidas.

À longo prazo, esse problema pode impactar no histórico das atividades, nos resultados e entregas e até mesmo na credibilidade do trabalho, seja ele interno ou terceirizado.

Para evitar isso, tenha um modelo de check list de segurança do trabalho consistente. Você pode começar elencando quais são os principais procedimentos e protocolos que seu time realiza. Depois, os itens que precisam ser seguidos em cada um deles. Aqui temos duas dicas preciosas:

  • Dica 1: Torne o preenchimento dos itens obrigatórios;
  • Dica 2: Use fotos para comprovar alguns dos itens. Por exemplo, se a questão a ser verificada é o uso correto de EPIs, além de anotar a conformidade, tire uma foto (se possível com data e hora) para a comprovar que de fato estava conforme. 

Se o formato de check list segurança do trabalho que você usa atualmente é Excel ou papel, a tarefa se torna um pouco mais complexa, mas não impossível. A indicação é apostar no uso da tecnologia, aplicativos e ferramentas existentes que já tenham essas opções prontas para agilizar ainda mais as suas demandas. 

Check list segurança do Trabalho para baixar gratuitamente

3. Desvalorização da importância da comprovação de evidências

Muitas empresas apostam apenas nos itens de preenchimento do checklist e não dão a devida importância para os recursos complementares que potencializam a confiabilidade da vistoria, como é o caso dos relatórios fotográficos e dos recursos de marcação de GPS, data e hora.

Garantir a comprovação de evidências registrando e armazenando as imagens proporcionam segurança jurídica para a empresa e para os colaboradores. 

Usando novamente o exemplo dos EPI’s,  preencher o check list e verificar o que está conforme ou não conforme, a qualidade dos materiais de proteção e a própria data e horário de entrega desses itens são essenciais. 

4. Desatenção as jornadas de trabalho

Na gestão da equipe de segurança do trabalho, existem dois fatores importantes que precisamos lembrar sempre: a falta de trabalho e os excessos.

Por isso, analisar com cautela o tempo médio de cada colaborador para realizar as tarefas já é um caminho. O ideal é ter uma ferramenta que possa te ajudar nesse acompanhamento, com geolocalização, marcação de hora de entrada e saída dos técnicos, entre outros.

Essa análise vai garantir uma gestão mais eficiente e estratégica. Você pode tirar métricas internas da área, analisar e propor melhorias contínuas para o time, revertendo tanto para a motivação da equipe, quanto para os bons resultados da empresa.

5. Uso de ferramentas de gestão inadequadas

Ter o conhecimento das boas práticas e aplicar os procedimentos, sem dúvidas, já é meio caminho andado. Mas ter as ferramentas adequadas é ainda mais primordial para uma boa execução do trabalho. 

Para que toda a equipe técnica realize as atividades com a agilidade e qualidade esperada, é essencial que todos tenham acesso a bons recursos de trabalho, que podemos resumir aqui de duas formas:

  • Treinamentos e capacitações periódicas: momento de repassar pontos importantes, solucionar possíveis gaps, reforçar normas e orientar a equipe sobre metas e objetivos;
  • Ferramentas digitais para execução de check lists de segurança do trabalho: os modelos digitais proporcionam recursos que vão além de papel, como fotos tiradas na hora, GPS, marcação de campos obrigatórios, emissão de alertas de não conformidade e criação de um banco de informações que facilita a análise de dados e indicadores. 
Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

Ao fazer uso desses dois pilares na execução dos check lists de segurança do trabalho, sua organização ganhará em produtividade, tempo, tomada de decisões mais estratégicas e diferencial competitivo no mercado. 

Modelo check list segurança do trabalho word

Em busca de um modelo pronto para usar ou personalizar do jeito que você quer? Aqui estão 5 opções em formato word, prontos para você imprimir. São eles: 

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Check list Segurança do Trabalho NR 10

Voltado para instalações elétricas, esse modelo possui as principais questões da norma NR 10, como: 

  • Dados do cliente; 
  • Dados do equipamento; 
  • Dados do responsável pela inspeção;
  • Itens de sinalização; 
  • Condições internas e externas para verificação de disjuntores, cabeamentos, painéis, quadros, barramentos e outros. 

Ao todo possui 24 questões. Veja uma prévia do relatório abaixo:

Baixe o check list NR 10 gratuitamente aqui 

Check list Segurança do Trabalho NR 12

Esse é um modelo bem completo de check list segurança do trabalho para NR 12. Ele traz os principais itens para a inspeção de máquinas envolvendo: 

  • Dados do cliente, da máquina e do responsável pela inspeção de segurança;
  • Área de circulação; 
  • Sinalização; 
  • Verificação de dispositivos de partida, acionamento e parada;
  • Sistemas de Segurança
  • Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos

Possui um total de 9 páginas e 73 questões. Veja uma prévia abaixo: 

Baixe o check list NR 12 gratuitamente aqui 

Check list Segurança do Trabalho NR 13

Esse modelo é focado na inspeção de segurança em caldeiras, seguindo a norma NR 13. Ele possui questões como: 

  • Dados do cliente e do equipamento;
  • Conformidade da documentação;
  • Inspeções e testes realizados (Hidrostático e de Alimentação);
  • Inspeção externa (aparência, tampos, vazamento, soldas e outros itens);
  • Inspeção interna (ultrassom, trincas, deformações e outros itens);
  • Dispositivos de segurança
  • Dispositivos de alimentação.

Possui um total de 9 páginas e 67 questões. Veja uma prévia abaixo:

Baixe o check list NR 13 gratuitamente aqui 

Check list Segurança do Trabalho NR 35

Voltado para trabalho em altura, esse check list de segurança do trabalho possui os principais itens da norma NR 35, envolvendo: 

  • Requisitos mínimos durante o planejamento, a organização e a execução do trabalho. 

Possui um total de 7 páginas e 63 questões. Veja uma prévia abaixo: 

Baixe o check list NR 35 gratuitamente aqui 

Checklist Extintores de Incêndio

O check list para extintores de incêndio verifica as condições de uso e funcionamento do equipamento através da inspeção de aspectos gerais e da sinalização dos ambientes. As questões envolvem: 

  • Conformidade com a NBR 11861;
  • Validade;
  • Pressão interna;
  • Lacre;
  • Pino de travamento;
  • Sinalização da área e do solo. 

O relatório possui 3 páginas e 17 questões. 

Baixe o check list extintores de incêndio gratuitamente aqui 

Check list EPI

O checklist de equipamentos de segurança (EPI’s) averigua o uso e a conformidade dos seguintes materiais: 

  • Cinto
  • Descensor
  • Trava de Queda
  • Mosquetão
  • Fita de Posicionamento
  • Estribo
  • Luvas
  • Óculos
  • Mais 15 itens

São 3 páginas de relatório e 19 questões 

Baixe o check list EPI gratuitamente aqui 

Modelo de checklist de segurança do trabalho digital em aplicativo

Os modelos de check lists de segurança do trabalho digitais são os mais indicados para quem deseja aumentar a produtividade, eliminar retrabalhos, automatizar processos e centralizar dados. 

Isso acontece porque diferente do papel e do controle de planilhas, o uso de softwares dispensa tarefas manuais, tempo para organizar a papelada gerada após uma inspeção e ainda evita erros de preenchimento. 

Nos apps o checklist é respondido dentro do próprio aplicativo e, ao final, o laudo ou relatório já sai pronto, no formato certo e padronizado para enviar para o cliente.

Veja um exemplo abaixo: 

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Além disso, os aplicativos possuem diversas funcionalidades para agilizar a coleta de informações e aumentar a confiabilidade, como: 

  • Fotos com marcação de data, hora e localização para comprovação de conformidades e não conformidades; 
  • Localização GPS do serviço; 
  • Preenchimento automático de informações, como dados do cliente e equipamento; 
  • Preenchimento de informação por voz;
  • Questões de conformidade e não conformidade com pontuação;
  • QR Code para identificação fácil de máquinas e equipamentos. 
Gere checklists digitais e online com o Produttivo

Você pode montar o checklist com as questões e recursos que desejar. O técnico preenche o documento por aplicativo, gerando relatórios em poucos cliques, logo após a finalização do serviço, que já pode ser compartilhado com gestor e cliente, em um modelo bonito e padronizado.

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