Checklists: 6 dicas essenciais

Como criar checklists para sua empresa: 6 dicas essenciais

A criação de checklists pode ser fácil se você conseguir criar e testar no seu negócio antes de aplicar. Continue lendo para entender quais são as melhores práticas para esse potente recurso de processos.

A utilização de checklists é uma ótima ferramenta para gestores definirem processos padronizados nas empresas. Essas listas de verificação podem ser aplicadas para viabilizar tarefas complexas, desde construir grandes edifícios ou rodovias até a pilotar um avião. Para serviços de campo, como manutenção ou instalação de equipamentos, vistorias e inspeções, esse é um recurso que também traz agilidade.

Mas, é importante tomar alguns cuidados na hora de definir os itens a serem verificados para garantir que o processo será aplicado com sucesso. Confira a seguir algumas dicas de como criar e implantar checklists que gerem mais resultados na sua empresa:

 Veja também: Como funcionam os checklists digitais

kit checklist pronto para baixar

1. Defina os objetivos

O checklist deve ter um objetivo principal claro para os todos envolvidos. Uma boa prática, nesse caso, é definir um título ou nome que represente bem esse objetivo. Após o primeiro passo, pense na intenção dos itens que serão apontados na sua lista.

2. Verifique se cada item é realmente um passo crítico

Checklists muito extensos podem dificultar a sua aplicação na prática e tomar muito tempo da equipe. Para evitar isso, foque em itens que sejam essenciais para atender normas específicas ou que irão gerar uma informação importante para um plano de ação futuro.

3. Utilize textos concisos e objetivos

É importante que cada item a ser verificado tenha uma escrita clara e seja facilmente compreendido por quem irá aplicar o checklist. A interpretação do profissional deve ser rápida para que utilize esse recurso como uma otimização de sua rotina, e também evitar divergências nas respostas e dúvidas de novos funcionários.

4. Respeite o fluxo do trabalho

A ordem dos itens do checklist deve respeitar a sequência em que o responsável realiza as verificações.  Por exemplo, em um checklist de inspeção de caminhões faz todo sentido que um item para verificar a situação do pneu esteja próximo a outro para verificar a roda.

5. Teste o checklist na prática

Antes de implantar um novo checklist nos processos da empresa, é essencial que você aplique e teste ele na prática. Assim você poderá ajustar alguns pontos que farão toda a diferença no dia a dia de quem irá executar essa atividade.

6. Aplique o checklist digitalmente no smartphone ou tablet

Um aplicativo e sistema de checklist torna esse processo mais rápido, organizado e confiável. A equipe preenche os itens no Android ou iOS e o supervisor acompanha online as atividades em campo.

Veja também: Modelo de Checklist para baixar

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