O que é laudo técnico, quem emite e como fazer

O laudo técnico é utilizado em diversos segmentos como um parecer da situação do imóvel ou equipamento, incluindo questões como falhas, melhorias a serem realizadas e a opinião do profissional responsável.

No artigo a seguir, veja como fazer um laudo técnico, qual a sua importância e quem pode assinar o documento.

Veja também: Modelo de Relatório de Visita Técnica para registrar o atendimento com tecnologia e confiabilidade

O que é um laudo técnico?

Laudo técnico é um documento emitido após vistorias ou visitas técnicas com o objetivo de apontar falhas e pontos de atenção encontrados na inspeção, atuando como um diagnóstico do ativo vistoriado.

O laudo é utilizado em diversas áreas de atuação, como:

Seu objetivo é trazer um parecer completo do ativo com base na análise do técnico que realizou a inspeção. Assim, ele pode servir de base para solicitação de chamados, emissão de alvará, pagamento de seguros e até como histórico, guiando os próximos passos a serem seguidos.

Por isso, o laudo técnico pode ser um requisito para:

Assim, o laudo deve trazer uma avaliação completa do item analisado, com as impressões do profissional que fez a vistoria.

Modelos de laudos técnicos em formato de checklist para diversos segmentos que podem ser baixados gratuitamente

Quem emite e quem pode assinar o laudo técnico?

O laudo técnico só pode ser assinado por um profissional capacitado com certificação técnica na área em questão. Normalmente é emitido por engenheiros, arquitetos ou outros especialistas devidamente credenciados no órgão regulamentador da profissão.

É possível terceirizar o serviço para empresas especializadas e contar com o auxílio de profissionais de nível técnico, mas a assinatura só pode ser feita pelo especialista certificado.

Leia também: O que é ART – Anotação de Responsabilidade Técnica

O que não pode faltar em um laudo técnico?

Por se tratar de um documento formal e muitas vezes utilizado judicialmente, o modelo tradicional de laudo técnico bem estruturado normalmente é composto por:

  • Folha de rosto com informações de identificação do item vistoriado (falaremos mais sobre isso logo abaixo);
  • Resumo do diagnóstico observado pelo técnico;
  • Sumário elencando o que será abordado no documento;
  • Introdução com os objetivos gerais da análise;
  • Lista de tabelas e gráficos;
  • Significado de siglas e abreviações, se houver;
  • Desenvolvimento que descreva de maneira completa tudo que foi analisado;
  • Conclusão;
  • Referências.

É possível que seu segmento tenha diretrizes específicas para elaboração do laudo, como normas regulamentadoras ou NBRs. Portanto, consulte as regras da empresa e leve em consideração o que é esperado do setor.

Entre as informações específicas que não podem faltar no laudo técnico, estão:

  • Dados da empresa, como nome, razão social, CNPJ e informações de contato;
  • Dados do cliente, como nome, CNPJ ou CPF e informações de contato;
  • Dados do imóvel ou equipamento vistoriado: localização, marca, modelo, número de série, ano de fabricação e outras especificações técnicas;
  • Informações gerais da perícia: data, hora, local, nome dos responsáveis, entre outras.

Alguns recursos, como fotos, deixam seu laudo ainda mais rico. O Produttivo oferece um modelo de relatório fotográfico ideal para ajudar na elaboração de laudos que precisam de imagens para comprovação.

Olha como fica o relatório após o preenchimento:

As fotos podem ser tiradas na hora ou importadas da galeria do celular, mesmo sem conexão com a internet, e ainda contam com marcação automática de data, hora e localização. Teste grátis esse e outros modelos de relatórios digitais!

Como fazer um laudo técnico?

Por ser um documento importante, o laudo técnico deve ser elaborado com cuidado e atenção. Vamos ver algumas dicas para que seu laudo fique completo e profissional:

Entenda a demanda do cliente

Ao elaborar um laudo técnico para um cliente, é preciso entender o que é esperado daquele documento. Esclareça o que deve ser vistoriado, quais são os pontos que não podem faltar e quaisquer outras especificações que o cliente esteja buscando.

Trace métodos para o levantamento dos dados

Como será feita a coleta dos dados e quais serão os critérios de avaliação? Antes mesmo da visita técnica, defina qual método será utilizado e quais testes serão realizados, tendo em mente a demanda do cliente que citamos acima.

Programe-se também para levantar informações como o histórico do imóvel ou equipamento e as impressões do cliente. Caso seja necessário, entre em contato com outros especialistas para garantir a veracidade e abrangência dos dados.

Modelo de Relatório de Visita técnica Digital para usar no sistema do Produttivo

Cuide-se com relação à estruturação

Anteriormente falamos sobre o que não pode faltar em um laudo técnico. Além desses pontos, é importante também ficar de olho na estruturação do seu relatório.

Observe a fonte utilizada, organize as informações de forma lógica, não acumule as informações e certifique-se de que o laudo esteja legível.

Faça um planejamento

Um ponto muito importante do laudo técnico é o resumo. Por isso, ao elaborar o documento, faça um planejamento das informações que não podem faltar ou que devem estar em evidência e coloque-as no resumo e introdução do relatório — isso facilita a compreensão.

Uma dica é, ao fazer a coleta de dados, separar quais são os pontos-chave para o entendimento da situação e destacá-los com termos fáceis de entender.

Fique atento à linguagem

É preciso descrever as informações com clareza e objetividade, mas sem abrir mão da complexidade se o assunto exigir. Uma sugestão é redigir seu laudo de forma que ele seja completo para outros especialistas, mas fácil de entender para leigos.

Lembre-se de sempre explicar o significado de abreviações, siglas e termos técnicos, e priorize a simplicidade. É possível elaborar um laudo simples e completo ao mesmo tempo!

Apresente provas

Não basta simplesmente colocar as impressões do técnico: além de explicar o método de análise utilizado, como falamos anteriormente, é preciso incluir registros que embasem a opinião do profissional.

Você pode utilizar gráficos, imagens, tabelas e muitos recursos que ajudam na comprovação da situação encontrada.

Leia também: Guia – 10 indicadores de manutenção

Modelos de laudos técnicos em formato de checklist para diversos segmentos que podem ser baixados gratuitamente

Modelo de laudo técnico digital

Para economizar tempo nos atendimentos, uma opção é o laudo técnico digital. Você pode optar por ferramentas mais tradicionais, como Word ou Google Docs, ou ainda usar softwares específicos para o controle de serviços.

No Produttivo, você pode usar um modelo pronto ou elaborar um modelo de laudo técnico com as questões que atendam às suas necessidades. Veja como fica um relatório de visita técnica desenvolvido dentro do sistema:

O preenchimento é feito pelo celular ou tablet do técnico durante a visita e não precisa de papel e caneta, assim sua equipe não sofre com retrabalho, rasuras ou questões não respondidas.

Depois de pronto, o relatório em PDF é enviado automaticamente ao cliente e para o gestor, trazendo um acompanhamento de ponta a ponta. Faça um teste grátis e comece a usar nossos modelos de relatório agora mesmo!

Você também pode conversar com um consultor para conhecer todas as possibilidades que o Produttivo oferece para a sua empresa.

Qual o papel da ordem de serviço na emissão do laudo técnico?

O laudo técnico é um documento emitido após o atendimento, mas você sabia que é possível criar com antecedência um modelo para seguir? É o caso da ordem de serviço.

Ao abrir um chamado para fazer a inspeção, a ordem de serviço serve como um passo a passo de tudo que precisa ser verificado, atuando como ponto de partida para o técnico.

Com a ordem de serviço digital do Produttivo, o gestor pode programar campos de resposta obrigatória, questões com opção de texto, múltipla escolha e até orçamento, dados do cliente preenchidos automaticamente e muitos outros recursos.

Veja como fica na prática:

Assim, o profissional inicia o atendimento sabendo exatamente o que procura, e fica ainda mais fácil reunir as informações que serão utilizadas no laudo técnico.

Conheça todos os modelos digitais do Produttivo

Como integrar as ferramentas para emissão do laudo técnico?

Ao longo deste artigo, sugerimos alguns modelos que te ajudam na elaboração do laudo técnico, como a ordem de serviço, o relatório fotográfico e o relatório de visita técnica.

Essas e outras funcionalidades estão disponíveis em uma única ferramenta, o Produttivo, que é um sistema para planejar, executar e comprovar seus serviços.

Todos os modelos estão disponíveis e prontos para uso, e ainda é possível criar formulários com questões personalizadas, podendo escolher entre textos longos ou curtos, preços, questões de múltipla escolha e muitas outras possibilidades.

Além disso, o Produttivo conta com outros recursos que facilitam o dia a dia da sua operação:

Tudo isso diretamente no computador, com atualização em tempo real e aplicativo para celular ou tablet integrado à agenda da equipe em campo.

Vamos agendar uma demonstração para conhecer como o Produttivo pode resolver os problemas da sua empresa? Se preferir, você pode começar a usar todos os recursos agora mesmo, é só fazer o cadastro e aproveitar os 15 dias grátis, nem precisa cadastrar cartão de crédito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima