relatório fotográfico

Relatório fotográfico: o que é + 8 modelos para usar

O relatório fotográfico pode ser usado para comprovar a realização de um serviço, atestar a qualidade do que foi entregue ao cliente e também oferecer um parecer aos gestores, que conseguem controlar melhor o trabalho em campo. 

Independente do objetivo de sua elaboração, esse documento ajuda empresas a terem mais credibilidade, fidelizar clientes e aumentar a qualidade dos serviços. Saiba tudo sobre o relatório fotográfico e veja modelos digitais que podem ser usados em aplicativo. 

Veja também: Modelos de relatórios fotográficos digitais para personalizar e usar em aplicativo

O que é um relatório fotográfico?

O relatório fotográfico é um documento que empresas prestadoras de serviço utilizam para acompanhar a execução de um trabalho e prestar contas aos clientes.

O documento deve ser composto por registros fotográficos do serviço e anotações sobre não conformidades encontradas, soluções aplicadas e demais observações importantes ao relatório e à execução do serviço. 

É o recurso ideal para registrar o “antes e depois” e também para acompanhar as etapas de realização de um serviço, documentando tudo. 

O relatório fotográfico pode ser feito através de planilhas digitais, como o Word, ou em aplicativos especializados que disponibilizam recursos que agilizam a produção do relatório e o preenchimento dos técnicos. 

Os apps são responsáveis por digitalizar totalmente as operações e fazer com que a equipe externa só precise de um celular para emitir um relatório fotográfico completo, profissional e formatado. 

Aplicativo para fazer relatório fotográfico digital

Para que serve o relatório fotográfico? 

O relatório fotográfico serve para demonstrar através de imagens o serviço realizado, deixando evidente o trabalho que foi executado, seja a troca de peças de um equipamento, uma limpeza e até uma inspeção. 

Assim, o relatório fotográfico contribui para aumentar a credibilidade da empresa, a qualidade dos serviços prestados e aumentar a segurança das informações apresentadas no relatório.

Veja também: Relatório de prestação de serviços: como fazer + Modelo

Para que o relatório fotográfico pode ser utilizado? 

O relatório fotográfico pode ser usado por empresas de diversos segmentos, desde que os serviços prestados possam ser fotografados para comprovação e acompanhamento. 

Veja os principais casos em que o relatório fotográfico é utilizado pelas empresas: 

  • Acompanhamento da realização de serviços; 
  • Supervisão do andamento das etapas de uma obra;
  • Comparação de “antes e depois” dos serviços prestados;
  • Realização de auditorias em serviços realizados por terceirizados;
  • Criação de histórico de manutenções realizadas em um equipamento;
  • Controle interno da qualidade dos serviços prestados. 

Modelo de relatório fotográfico

É possível utilizar relatórios fotográficos em todo tipo de serviço de campo. Separamos aqui alguns exemplos de modelos de relatório fotográfico que podem ser criados. 

Todos os modelos apresentados foram gerados no software de gestão e controle de serviços do Produttivo. Por lá, é possível utilizar esses modelos que já estão prontos ou criar modelos novos. Aproveite para personalizar com as cores e logo da sua empresa, de forma fácil. 

O diferencial dos modelos do Produttivo são os recursos que agilizam o preenchimento da equipe técnica, como preenchimento automático de informações, possibilidade de preenchimento por comando de voz e inserção de fotos com marcação de localização GPS, data e hora feitas pelo próprio sistema. 

Além disso, os gestores podem fazer todo o acompanhamento da execução dos serviços através do sistema, monitorando indicadores e supervisionando serviços atrasados. 

Conheça mais sobre os modelos de relatório fotográfico gerados no Produttivo: 

Relatório Fotográfico Digital para usar em aplicativo

Relatório fotográfico de obra

O relatório fotográfico de obra é usado para acompanhar o andamento das etapas de uma construção. Além dos registros fotográficos é importante incluir informações sobre o estágio da obra, condições de trabalho e o que pode ter impactado o andamento do empreendimento. 

Clique aqui para usar o modelo de relatório fotográfico de diário de obra dentro do sistema do Produttivo

Relatório fotográfico ambiental

O relatório fotográfico ambiental pode ser utilizado por empresas prestadoras de serviço e consultorias para assegurar que os impactos ambientais gerados estão sendo mitigados ou reduzidos. 

É possível incluir no relatório questões de checklist que ajudam na fiscalização e a entender se os principais objetivos estão sendo cumpridos.  

Experimente grátis o modelo de relatório fotográfico ambiental gerado no software do Produttivo 

Relatório fotográfico de manutenção

Através do relatório fotográfico de manutenção os serviços são comprovados, os ativos passam a ter um histórico de informações e as não conformidades mais recorrentes podem ser mapeadas. 

Nesse modelo é comum incluir questões de não conformidades baseadas em exigências de normas regulamentadoras e também no desempenho esperado para esses equipamentos e assim conseguir identificar quais são os problemas e formas de resolvê-los.

Veja outros modelos de relatório fotográfico de manutenção disponíveis no software para você testar!

Relatório fotográfico segurança do trabalho

O relatório fotográfico de segurança do trabalho é fundamental para averiguar se as diretrizes de segurança da empresa e de normas técnicas estão sendo seguidas corretamente. São exemplos o uso de EPIs, emprego de sinalização e a verificação das condições dos equipamentos de combate a incêndio

Teste grátis no aplicativo do Produttivo o modelo de relatório fotográfico de segurança do trabalho e personalize do seu jeito, incluindo logo e cores da empresa

Relatório fotográfico de prestação de serviço 

No relatório fotográfico de prestação de serviços são evidenciadas todas as informações da execução daquele trabalho: peças trocadas, descrição dos serviços realizados, problemas encontrados, soluções aplicadas e próximas ações. 

É um modelo que pode ser usado por qualquer segmento da prestação de serviço e pode ser adaptado de acordo com o trabalho prestado. 

Use o modelo pronto de relatório fotográfico de prestação de serviço ou passe para o aplicativo um modelo que você já usa!

Relatório fotográfico de vistoria 

O Relatório fotográfico de vistoria é usado para garantir que normas, legislações e diretrizes estão sendo cumpridas. Além das fotos, o documento pode vir com um checklist de conformidade para nortear a vistoria. A cada ponto verificado, fotos podem ser anexadas como evidências. 

Confira outros modelos de relatório fotográfico de vistorias disponíveis no software do Produttivo ou crie no sistema o seu próprio modelo

Relatório fotográfico de inspeção 

O relatório fotográfico de inspeção, assim como o de vistoria, também serve para averiguar as condições de um ambiente, sistema ou equipamento com base nas normas estipuladas para o segmento. É necessário incluir informações de diagnóstico sobre os problemas encontrados durante a inspeção. 

Use o modelo de relatório fotográfico de inspeção visual disponível no software do Produttivo 

Relatório fotográfico de auditoria

A auditoria é realizada de tempos em tempos nas empresas para garantir que todos os procedimentos realizados estão adequados. Nesses casos, o relatório fotográfico de auditoria ajuda a evidenciar não só o que está em não conformidade, como o que está em conformidade. 

A cada quesito verificado dentro da auditoria é possível incluir fotos que corroborem a informação apresentada. 

Conheça os modelos de relatórios fotográficos de auditoria disponíveis no software do Produttivo e comece a testar grátis!

Relatório fotográfico de limpeza 

A garantia de processos padronizados e da qualidade de limpeza dos ambientes se dá pelo uso de relatórios fotográficos de limpeza. No documento podem ser incluídos checklists que servem como guia de limpeza, listando todas as áreas que precisam ser higienizadas, o descritivo dos mobiliários e de equipamentos. 

Crie seu relatório fotográfico de limpeza dentro do sistema do Produttivo e teste por 15 dias grátis!

Quais são os benefícios do relatório fotográfico? 

Entenda como o relatório fotográfico pode transformar a forma como você presta serviços e a gestão do seu negócio. Veja os principais benefícios: 

Criação de histórico de serviços prestados 

O acompanhamento dos serviços e do histórico de acordo com cada cliente fica muito mais fácil com o uso de relatórios fotográficos. A partir deles, você terá sempre registrado todos os problemas encontrados, as soluções aplicadas e as condições de maquinários, sistemas e ambientes. 

O trabalho do técnico melhora, porque basta consultar o último relatório fotográfico para ter em mãos informações sobre quais peças foram trocadas anteriormente e quais problemas foram solucionados. 

Além disso, ao usar um aplicativo para fazer relatório fotográfico é possível melhorar ainda mais o histórico de informação, porque o sistema reúne digitalmente os relatórios, permitindo que a consulta de informações seja rápida e prática e que nenhum relatório se perca. 

Relatório Fotográfico Digital para usar em aplicativo

Comprovação de antes e depois 

A fotografia é a melhor evidência para garantir que um serviço foi prestado, principalmente quando vem acompanhada de um antes e depois. Uma comprovação que serve para aumentar a satisfação do cliente e para melhorar o controle dos gestores. 

Acompanhamento das etapas de execução do serviço

O relatório fotográfico facilita o registro e acompanhamento de projetos que passam por várias etapas, como é o caso de obras de construção civil. 

Ao adotar o uso do relatório fotográfico é possível incluir várias fotos que mostram o andamento das obras, atualizando clientes e gestores. 

Como fazer um relatório fotográfico?

Além dos modelos prontos disponíveis no aplicativo do Produttivo, conforme apresentamos acima, você também pode criar o seu próprio modelo, de acordo com as suas necessidades. 

Separamos um passo a passo que vai te orientar na criação do seu relatório fotográfico com informações que não podem faltar nesse documento: 

1º Escolha o melhor formato

Comece entendendo qual formato de relatório fotográfico atende melhor às suas necessidades: Word ou modelos digitais gerados em aplicativos. 

O word é uma boa escolha para quem está começando, mas apresenta uma série de desvantagens, como: 

  • As fotos não podem ser inseridas no momento de realização do serviço; 
  • O histórico dos documentos fica restrito à capacidade de armazenamento do dispositivo;
  • Os documentos não ficam salvos em uma nuvem; 
  • O técnico precisa preencher todas as informações de forma manual;
  • Em questões de checklist é possível que os técnicos esqueçam de preencher alguma informação. 

Por outro lado, os modelos digitais de aplicativos são uma ótima escolha porque solucionam todos os problemas do sistema word e ainda disponibilizam uma série de recursos que agilizam a produção do relatório pela equipe técnica, fazendo com que ao final do serviço o relatório esteja pronto para ser entregue ao cliente ou gestor. 

Veja algumas vantagens e diferenciais do aplicativo para fazer relatórios do Produttivo: 

  • As fotos são inseridas no relatório na hora do preenchimento; 
  • As fotos tiradas na hora saem com marcação de data, hora e localização GPS que aumentam a confiabilidade da informação; 
  • É possível que a inserção de fotos direto da galeria do celular do técnico seja bloqueada e só fotos tiradas na hora sejam permitidas;
  • O sistema do Produttivo armazena todos os relatórios produzidos pela empresa em uma nuvem mesmo que o preenchimento seja feito offline, eliminando a perda de informações;
  • Informações da empresa, do cliente, do ativo e do serviço são preenchidas automaticamente pelo sistema, poupando tempo do técnico;
  • É possível marcar questões do checklist como obrigatórias para que o técnico não se esqueça de preenchê-las;
  • Os gestores acompanham através do painel web o andamento dos serviços e os indicadores da operação; 
  • Os serviços podem ser agendados pelo software e os técnicos são notificados quando têm uma nova atividade para executar. 
Aplicativo para fazer relatório fotográfico digital

2º Crie um cabeçalho profissional

Depois de escolher o melhor formato, crie um cabeçalho padronizado, incluindo as principais informações sobre a empresa, o cliente, os equipamentos inspecionados e o serviço realizado. 

Deixe o relatório fotográfico mais profissional adicionando as cores e logo da empresa. 

Entre as informações que você pode incluir no cabeçalho estão: 

  • Informações da empresa: Nome, razão social, e-mail, telefone, endereço, CNPJ/CPF;
  • Informações do cliente: Nome, razão social, e-mail, telefone, endereço, CNPJ/CPF;
  • Informações do serviço: Responsável pelo serviço, Data e hora do início da realização do serviço, tempo de execução, geolocalização;
  • Informações do ativo: Nome, marca, modelo, patrimônio.

Ao usar um aplicativo para fazer relatórios como o do Produttivo as informações do cabeçalho são sempre preenchidas automaticamente com base nos cadastros realizados dentro do sistema.

3º Descreva o diagnóstico dos serviços prestados 

No diagnóstico você deve incluir: 

  • Qual foi a não conformidade encontrada;
  • Qual ação foi executada para solucionar a não conformidade;
  • Quais peças e materiais foram utilizados;
  • Quais foram os serviços prestados; 
  • Observações gerais. 

4º Inclua observações nas fotos anexadas 

Para ter um bom relatório fotográfico não basta apenas incluir as fotos, é necessário identificar sobre o que as fotos se referem. Por isso, a cada foto tirada certifique-se de incluir uma observação explicando o que a foto significa, a qual ativo pertence ou o problema ao qual você quer chamar atenção com aquela foto. 

Para os registros de “antes e depois” também vale evidenciar quais são as fotos de “antes” e quais são as de “depois”.  

5º Finalize com as assinaturas 

Um recurso que aumenta a confiabilidade das informações apresentadas é a assinatura, por isso o relatório fotográfico deve ser concluído com a assinatura tanto do responsável pela realização do serviço, quanto do cliente, quando possível. 

Relatório Fotográfico Digital para usar em aplicativo

Exemplo de relatório fotográfico Word 

No relatório fotográfico em word as fotos são anexadas após a finalização do serviço. Para isso, o técnico precisa voltar ao escritório e incluir os registros no documento junto dos textos de legenda. 

Veja um exemplo disponibilizado em nosso kit checklist para baixar gratuitamente: 

Baixe gratuitamente esse e outros modelos de relatório fotográfico em formato de checklist clicando aqui

Exemplo de relatório fotográfico online

O relatório fotográfico online tem recursos que poupam tempo da equipe técnica e melhoram a gestão dos serviços. Através do uso de aplicativos e softwares é possível produzir relatórios completos usando apenas o celular e em poucos cliques.  

São recursos do relatório fotográfico online: 

  • Preenchimento automático de informações sobre a empresa, cliente, serviço e ativos;
  • Fotos tiradas na hora com marcação de data, hora e localização GPS;
  • Questões descritivas preenchidas através do comando de voz;
  • A geolocalização de equipe técnica preenchida automaticamente;
  • Questões marcadas como obrigatórias sem serem preenchidas, não permitem a finalização do relatório. 

Veja um exemplo de relatório fotográfico de manutenção preventiva gerado no Produttivo: 

Utilize os modelos de relatórios fotográficos do software Produttivo de forma gratuita durante 15 dias!

De forma geral, o sistema é bem mais completo e permite ir muito além da produção dos relatórios. No Produttivo também é possível: 

  • Agendar os serviços de forma manual ou automática;
  • Acompanhar o status de realização dos serviços; 
  • Monitorar indicadores como tempo de atendimento e volume de trabalho;
  • Receber solicitações de serviços através de páginas de abertura de chamados;
  • Enviar pesquisas de satisfação aos clientes e gerenciar os resultados. 

Aplicativo para fazer relatório fotográfico

Com os aplicativos para fazer relatórios, o papel é substituído pelo preenchimento em aplicativo, que é feito diretamente do celular do técnico. 

Um exemplo de aplicativo é o Produttivo, que além de produzir checklists, relatórios fotográficos e ordens de serviço, disponibiliza ferramentas que contribuem para uma gestão de serviços mais completa. Tudo isso com uma única ferramenta. 

O app tem recursos que tornam o preenchimento mais rápido e contribuem para a segurança das informações, como: 

  • Fotos com marcação de data, hora e localização GPS;
  • Bloqueio para acesso à galeria, fazendo com que apenas fotos tiradas na hora façam parte do relatório;
  • Questões de não conformidade;
  • Mais de 13 tipos de seleção de respostas (seleção múltipla, números, texto longo, etc)
  • Assinatura digital;
  • Entre outros. 

Ao final do preenchimento o relatório já sai configurado com todas as fotos e informações coletadas, pronto para ser enviado em PDF ao gestor ou cliente. 

Aplicativo para fazer relatório fotográfico digital

Veja também: Aplicativo de check list: o que é e como utilizar

Através da tecnologia e de recursos digitais que automatizam a produção de relatórios fotográficos sua empresa pode ganhar produtividade, eficiência e maior controle das operações. 

Conheça o Produttivo e veja como ele pode ajudar sua empresa a aumentar a capacidade de atendimento e qualidade de serviços, sem precisar expandir o time técnico. 

Teste grátis todas as soluções do app, sem precisar cadastrar o cartão de crédito e veja como o sistema é fácil e prático. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima